sábado, 18 de janeiro de 2014

Estratégias de Simples: Masculino & Feminino

Obs.: Se você ainda não leu a nossa postagem sobre os Principais Golpes do Badminton
recomendo que leia antes de começar a ler essa;
Esse texto foi retirado do site da FEBASP.

O badminton é um jogo que pode exigir fisicamente e mentalmente conforme o desejo dos participantes. O objetivo destas estratégias é permitir que o jogador desenvolva melhor o jogo e assim obtenha melhores resultados.
Com a utilização cuidadosa dos golpes, é possível jogar uma boa partida de simples. Não menospreze a importância destes golpes básicos: clear, drop-shot rápido e lento, smash, lobs de backhand e forehand, net-shots, saque curto, saque alto, drives etc.  Estes golpes são a base da boa qualidade do jogo de simples.
Vamos analisar os jogos de simples na seguinte ordem:

I    - Base de Jogo & Dimensões da Quadra
II   - Ataque & Defesa
III  - O Saque nas Partidas de Simples
IV - Considerações Finais
 
I - Base de Jogo & Dimensões da Quadra

Teoricamente, enquanto espera pelo golpe do oponente, o jogador deve estar no ponto que melhor permite defender a quadra inteira. Normalmente, este será o centro da quadra. Porém, variações acontecem por duas razões:
(a) a velocidade de um jogador

(b) as dimensões da quadra

(a) se um jogador se move para a frente mais facilmente que para trás ou vice - versa, pode ser vantajoso trocar a base para trás ou para frente. Como a pessoa joga, como resultado desta mudança, é claro, é o teste de sua efetividade.

(b) a maioria dos jogadores e treinadores pensa nas dimensões da quadra em termos de comprimento e largura. Lembre-se, o mais importante pode não ser nada disso, mas sim a altura. Petecas golpeadas de forma chapada ou para baixo, atingem mais cedo o seu alvo do que aquelas golpeadas por baixo que atingem um ápice e depois caem verticalmente no alvo.
Cada golpe em badminton tem uma trajetória diferente. A decisão de um jogador em quão rápido ele quer que a peteca atinja o alvo deve ser baseado na:
(a) posição do oponente na quadra
(b) posição do jogador na quadra
(c) velocidade de movimento de ambos os jogadores

Obs.: Um rally, quase sem exceção, acaba porque um jogador selecionou o golpe errado. Golpes mal executados também entram também nesta categoria.

II - Ataque & Defesa
O Jogo de badminton é um jogo notável de dois oponentes que tentam tirar um ao outro fora de posição ou longe da sua base. Assim, jogadores sempre devem atentar para ataque e defesa quando selecionando seus golpes.
Um golpe é de valor limitado se ele resulta no oponente ganhar o rally imediatamente ou alguns golpes depois. Uma das tarefas de um técnico é identificar quando o jogador está batendo um golpe "vazio". No calor de um rally um jogador, especialmente um sem experiência, é incapaz de analisar um golpe "vazio". Talvez este conceito possa ser simplificado na quadra sendo dividido em princípios ofensivos e defensivos, primeiro para golpes por cima e depois para golpes por baixo.

1) Usando golpes por cima

1.1) Definição de zonas ofensiva & defensiva
A zona defensiva em jogo de simples vai da linha de serviço longa de duplas até a linha de fundo. A zona ofensiva vai da linha de serviço longa de duplas até a rede.

1.2) Seleção de golpes de zona defensiva
Neste princípio os seguintes golpes devem ser selecionados em ordem de preferência quando o oponente está golpeando a peteca da zona defensiva:
(a) clear defensive
(b) drop-shot lento

Note que o drop-shot lento deve ser usado muito menos vezes do que o clear. É um golpe difícil para executar bem e, se for mal executado, quase sempre resulta na perda do rally. Um jogador deve se concentrar, então, e usar o clear nos cantos da parte de trás da quadra do oponente. Se o oponente é fraco no backhand, obviamente esse deve ser o lado selecionado para bater. Lembre-se que se o oponente é canhoto a resposta também atacará o seu backhand.

1.3) seleção de golpes de zona ofensiva
Quando estiver na zona ofensiva o jogador deve selecionar os seguintes golpes por cima em ordem de prioridade:
(a) smash
(b) drop-shot rápido

Um jogador usa o smash para ganhar rallies. Sua velocidade e colocação fazem com que seja efetivo. Assim, um jogador o usa quando está na zona ofensiva e quando em uma posição de equilíbrio para bater eficazmente. Há três lugares para direcionar o smash:
(a) sobre o oponente
(b) para a linha lateral do backhand do oponente
(c) para a linha lateral do forehand do oponente

Varie a direção: o elemento de surpresa é importante. Não bata tão forte de forma que você perca seu equilíbrio, fazendo com que qualquer resposta do oponente venha a se tomar um vencedor.
Depois de uma cortada bem feita, tente avançar, freqüentemente a resposta do seu oponente será um golpe fraco na área da rede.
Mais freqüentemente ainda, o smash forçará uma devolução muito fraca que pode ser golpeada facilmente ao chão.
Geralmente, quando o jogador está em uma posição de cortada, o oponente se deslocará para o fundo da quadra, estando assim em uma posição melhor para devolver a cortada.
Neste momento, utilize o drop-shot rápido. Se for bem batido, com movimento idêntico ao do smash e chapado, até o ponto de contato, deixará o oponente "colado" ao chão esperando pelo smash que não virá.
Note que um jogador deve alternar smash e drop-shots como também a área da colocação desses golpes. Deixe seu oponente tentando adivinhar para onde irá o próximo golpe.

2) Usando golpes por baixo

2.1) Definição de zona defensiva
Nos golpes por baixo a quadra inteira é uma zona defensiva, embora uma jogador inteligente possa transformar defesa em ataque.

2.2) Seleção de golpes de zona defensiva
 Basicamente, um jogador tem duas escolhas em golpes por baixo:
(a) Net-shot
(b) Lob
O jogador deve escolher qual destas respostas usar e para qual canto da quadra baseado da posição do oponente e da sua própria. A discussão anterior sobre base e dimensões devem ser levadas em conta.
Um net-shot direcionado a qualquer canto com uma trajetória bem próxima à rede e com uma queda vertical imediatamente depois dela, fará com que a peteca caia a poucos centímetros da rede forçando seu oponente para a defensiva reduzindo o número de possíveis respostas.
Se a peteca está muito perto da rede é impossível levantá-la à linha de fundo - a rede está no caminho - até mesmo quando é possível um lob, este só pode ser feito usando grande altura, tornando a resposta adversária fraca.  Fique atento para o net-shot cruzado: é o único que realmente pode pegar você de surpresa.
Vamos ver agora o lob para o fundo da quadra. Estes golpes são completamente defensivos em natureza mas são necessários:
(a) quando seu oponente está em posição atacar um golpe na rede e;
(b) quando um golpe de rede pode tirar você de posição.
É muito importante que o golpe seja batido tão alto quanto possível de forma que a peteca caia verticalmente próxima a linha de fundo, dando a você tempo suficiente para voltar a sua base.

III - O Saque nas Partidas de Simples
(a) Saque alto
(b) Saque curto

Saque alto:
 Para vencer mais facilmente o ponto, você deve colocar o oponente na defensiva logo no início do rally. O saque alto que cai verticalmente bem perto da junção da linha de fundo com a linha central é muito efetivo. Como visto anteriormente, os golpes de seu oponente ficam limitados e o rally caminha rapidamente para uma disputa de espera para que alguém faça uma devolução fraca na zona ofensiva do oponente.

Saque curto:
Este é um saque efetivo num nível avançado de jogo, mas pode ser usado algumas vezes pelos jogadores menos experientes.  O ideal é que a peteca vá bem baixa, rente a rede caindo logo depois da linha de saque do oponente próximo à linha central. É um serviço perigoso visto que: a) a margem de erro é pequena (se for muito alto, a peteca pode ser cortada); b) permite respostas perigosas na rede.  O jogador adversário, alternando respostas na rede e balões da maneira certa, pode ganhar rapidamente rallies iniciados por um saque curto.

IV - Considerações Finais
Sempre é difícil de avaliar a importância relativa dos golpes e do condicionamento. A cada nível de jogo a relação muda.  Aconselha-se aos jogadores nesta fase se concentrarem mais nos golpes. Esteja bem fisicamente, mas não faça disso uma mania.  Esteja numa condição suficientemente boa para fazer justiça a sua habilidade para executar os golpes. Trabalhe em seus golpes até que você possa fazer com que a peteca faça o que você quiser quando bater nela.

Uma vez a partida iniciada, concentre-se em um golpe de cada vez. Lembre-se, entretanto, que sua mente está analisando o que aconteceu e está projetado o que acontecerá. Aprenda com seus erros - não caia na mesma armadilha a todo instante. Descubra padrões previsíveis no jogo de seu oponente de forma que você esteja no lugar certo no momento certo. Descubra os pontos fortes e fracos de seu oponente assim você pode evitar os pontos fortes dele e explorar os fracos. Todo oponente pode ser batido contando que ele seja administrado corretamente.  Badminton não só é um jogo de força, mas, sobretudo, de cérebros.

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