Obs.: Se você ainda não leu a nossa postagem sobre os Principais Golpes do Badminton,
O badminton é um jogo que pode exigir
fisicamente e mentalmente conforme o desejo dos participantes. O objetivo
destas estratégias é permitir que o jogador desenvolva melhor o jogo e assim
obtenha melhores resultados.
Com a utilização cuidadosa dos golpes, é possível jogar uma boa partida de simples. Não menospreze a importância destes golpes básicos: clear, drop-shot rápido e lento, smash, lobsde backhand e
forehand , net-shots, saque curto, saque alto, drives
etc. Estes golpes são a base da boa qualidade do jogo de simples.
Com a utilização cuidadosa dos golpes, é possível jogar uma boa partida de simples. Não menospreze a importância destes golpes básicos: clear, drop-shot rápido e lento, smash, lobs
Vamos analisar os jogos de simples na
seguinte ordem:
I - Base de Jogo & Dimensões da Quadra
II - Ataque & Defesa
III - O Saque nas Partidas de Simples
IV - Considerações Finais
Teoricamente, enquanto espera pelo
golpe do oponente, o jogador deve estar no ponto que melhor permite defender a
quadra inteira. Normalmente, este será o centro da quadra. Porém, variações
acontecem por duas razões:
(a) a velocidade de um jogador
(b) as dimensões da quadra
(a) se um jogador se move para a frente mais facilmente que
para trás ou vice - versa, pode ser vantajoso trocar a base para trás ou para
frente. Como a pessoa joga, como resultado desta mudança, é claro, é o teste de
sua efetividade.
(b) a maioria dos jogadores e treinadores pensa nas
dimensões da quadra em termos de comprimento e largura.
Lembre-se, o mais importante pode não ser nada disso, mas sim a altura. Petecas
golpeadas de forma chapada ou para baixo, atingem mais cedo o seu alvo do que
aquelas golpeadas por baixo que atingem um ápice e depois caem verticalmente no
alvo.
Cada golpe em badminton tem uma
trajetória diferente. A decisão de um jogador em quão rápido ele quer que a
peteca atinja o alvo deve ser baseado na:
(a) posição do oponente na quadra
(b) posição do jogador na quadra
(c) velocidade de movimento de ambos os jogadores
Obs.: Um rally, quase sem exceção,
acaba porque um jogador selecionou o golpe errado. Golpes mal executados também
entram também nesta categoria.
O Jogo de badminton é um jogo notável
de dois oponentes que tentam tirar um ao outro fora de posição ou longe da sua
base. Assim, jogadores sempre devem atentar para ataque e defesa quando
selecionando seus golpes.
Um golpe é de valor limitado se ele resulta no oponente ganhar o rally imediatamente ou alguns golpes depois. Uma das tarefas de um técnico é identificar quando o jogador está batendo um golpe "vazio". No calor de um rally um jogador, especialmente um sem experiência, é incapaz de analisar um golpe "vazio". Talvez este conceito possa ser simplificado na quadra sendo dividido em princípios ofensivos e defensivos, primeiro para golpes por cima e depois para golpes por baixo.
Um golpe é de valor limitado se ele resulta no oponente ganhar o rally imediatamente ou alguns golpes depois. Uma das tarefas de um técnico é identificar quando o jogador está batendo um golpe "vazio". No calor de um rally um jogador, especialmente um sem experiência, é incapaz de analisar um golpe "vazio". Talvez este conceito possa ser simplificado na quadra sendo dividido em princípios ofensivos e defensivos, primeiro para golpes por cima e depois para golpes por baixo.
1) Usando golpes por cima
1.1) Definição de zonas ofensiva &
defensiva
A zona defensiva em jogo de simples
vai da linha de serviço longa de duplas até a linha de fundo. A zona ofensiva
vai da linha de serviço longa de duplas até a rede.
1.2) Seleção de golpes de zona
defensiva
Neste princípio os seguintes golpes
devem ser selecionados em ordem de preferência quando o oponente está golpeando
a peteca da zona defensiva:
(a)
clear defensive
(b)
drop-shot lento
Note que o drop-shot lento deve ser
usado muito menos vezes do que o clear. É um golpe difícil para executar bem e,
se for mal executado, quase sempre resulta na perda do rally. Um jogador deve
se concentrar, então, e usar o clear nos cantos da parte de trás da quadra do
oponente. Se o oponente é fraco no backhand, obviamente esse deve ser o lado
selecionado para bater. Lembre-se que se o oponente é canhoto a resposta também
atacará o seu backhand.
1.3) seleção de golpes de zona
ofensiva
Quando estiver na zona ofensiva o
jogador deve selecionar os seguintes golpes por cima em ordem de prioridade:
(a)
smash
(b) drop-shot rápido
Um jogador usa o smash para ganhar
rallies. Sua velocidade e colocação fazem com que seja efetivo. Assim, um
jogador o usa quando está na zona ofensiva e quando em uma posição de
equilíbrio para bater eficazmente. Há três lugares para direcionar o smash:
(a) sobre o oponente
(b) para a linha lateral do backhand do oponente
(c) para a linha lateral do forehand do oponente
Varie a direção: o elemento de
surpresa é importante. Não bata tão forte de forma que você perca seu equilíbrio,
fazendo com que qualquer resposta do oponente venha a se tomar um vencedor.
Depois de uma cortada bem feita, tente
avançar, freqüentemente a resposta do seu oponente será um golpe fraco na área
da rede.
Mais freqüentemente ainda, o smash
forçará uma devolução muito fraca que pode ser golpeada facilmente ao chão.
Geralmente, quando o jogador está em
uma posição de cortada, o oponente se deslocará para o fundo da quadra, estando
assim em uma posição melhor para devolver a cortada.
Neste momento, utilize o drop-shot
rápido. Se for bem batido, com movimento idêntico ao do smash e chapado, até o
ponto de contato, deixará o oponente "colado" ao chão esperando pelo
smash que não virá.
Note que um jogador deve alternar smash e drop-shots como também a área da colocação desses golpes. Deixe seu oponente tentando adivinhar para onde irá o próximo golpe.
Note que um jogador deve alternar smash e drop-shots como também a área da colocação desses golpes. Deixe seu oponente tentando adivinhar para onde irá o próximo golpe.
2) Usando golpes por baixo
2.1) Definição de zona defensiva
Nos golpes por baixo a quadra inteira
é uma zona defensiva, embora uma jogador inteligente possa transformar defesa
em ataque.
2.2) Seleção de golpes de zona
defensiva
Basicamente, um jogador tem duas escolhas em
golpes por baixo:
(a) Net-shot
(b) Lob
O jogador deve escolher qual destas
respostas usar e para qual canto da quadra baseado da posição do oponente e da
sua própria. A discussão anterior sobre base e dimensões devem ser levadas em
conta.
Um net-shot direcionado a qualquer
canto com uma trajetória bem próxima à rede e com uma queda vertical
imediatamente depois dela, fará com que a peteca caia a poucos centímetros da
rede forçando seu oponente para a defensiva reduzindo o número de possíveis
respostas.
Se a peteca está muito perto da rede é
impossível levantá-la à linha de fundo - a rede está no caminho - até mesmo
quando é possível um lob, este só pode ser feito usando grande altura, tornando
a resposta adversária fraca. Fique atento para o net-shot cruzado: é o
único que realmente pode pegar você de surpresa.
Vamos ver agora o lob para o fundo da quadra. Estes golpes são completamente defensivos em natureza mas são necessários:
Vamos ver agora o lob para o fundo da quadra. Estes golpes são completamente defensivos em natureza mas são necessários:
(a) quando seu oponente está em posição atacar um golpe na
rede e;
(b) quando um golpe de rede pode tirar você de posição.
(b) quando um golpe de rede pode tirar você de posição.
É muito importante que o golpe seja
batido tão alto quanto possível de forma que a peteca caia verticalmente
próxima a linha de fundo, dando a você tempo suficiente para voltar a sua base.
III - O Saque nas Partidas de
Simples
(a) Saque alto
(b) Saque curto
Saque alto:
Para vencer mais facilmente o
ponto, você deve colocar o oponente na defensiva logo no início do rally. O
saque alto que cai verticalmente bem perto da junção da linha de fundo com a
linha central é muito efetivo. Como visto anteriormente, os golpes de seu
oponente ficam limitados e o rally caminha rapidamente para uma disputa de
espera para que alguém faça uma devolução fraca na zona ofensiva do oponente.
Saque curto:
Este é um saque efetivo num nível
avançado de jogo, mas pode ser usado algumas vezes pelos jogadores menos
experientes. O ideal é que a peteca vá bem baixa, rente a rede caindo
logo depois da linha de saque do oponente próximo à linha central. É um serviço
perigoso visto que: a) a margem de erro é pequena (se for muito alto, a peteca
pode ser cortada); b) permite respostas perigosas na rede. O jogador
adversário, alternando respostas na rede e balões da maneira certa, pode ganhar
rapidamente rallies iniciados por um saque curto.
IV - Considerações Finais
Sempre é difícil de avaliar a
importância relativa dos golpes e do condicionamento. A cada nível de jogo a
relação muda. Aconselha-se aos jogadores nesta fase se concentrarem mais
nos golpes. Esteja bem fisicamente, mas não faça disso uma mania. Esteja
numa condição suficientemente boa para fazer justiça a sua habilidade para executar
os golpes. Trabalhe em seus golpes até que você possa fazer com que a peteca
faça o que você quiser quando bater nela.
Uma vez a partida iniciada,
concentre-se em um golpe de cada vez. Lembre-se, entretanto, que sua mente está
analisando o que aconteceu e está projetado o que acontecerá. Aprenda com seus
erros - não caia na mesma armadilha a todo instante. Descubra padrões
previsíveis no jogo de seu oponente de forma que você esteja no lugar certo no
momento certo. Descubra os pontos fortes e fracos de seu oponente assim você
pode evitar os pontos fortes dele e explorar os fracos. Todo oponente pode ser
batido contando que ele seja administrado corretamente. Badminton não só
é um jogo de força, mas, sobretudo, de cérebros.
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